O seu portal sobre o Renascimento!
Neste blog,reunimos para você tudo sobre o renascimento, desde o começo até o fim, com imagens e textos que possibilitam melhor compreensão, e ajuda nos trabalhos escolares! Cadastre-se e nos mande e-mails com sugestões e comentários!
Conheça o blog:
O blog é composto de 6 páginas, como você pode ver na parte superior:
Início
Arquitetura renascentista
Escultura
Interessante!
Mural de fotos
Novidades
Vamos te mostrar um pouco sobre cada uma delas:
Início - Local das postagens principais, anúncios e avisos.
Arquitetura Renascentista - Uma página especial sobre a arquitetura renascentista
( igrejas, moradias...)
Escultura - Página especial sobre as esculturas renascentistas, com imagens, artistas...
Interessante - A junção de todas as coisas interessantes do Renascimento com diversos assuntos, desde a cúpula até A vida de Leonardo da Vinci.
Mural de fotos - Fotos de esculturas do Renascimentos e fotos bizarras de como elas seriam atualmente!
Novidades:Filmes e livros sobre o Renascimento e todas as novidades do blog.
Agora que você já conhece mais sobre este blog, bom divertimento!
Pesquisar
Assinar:
Postagens (Atom)
Entender para conhecer!
Durante o Trecento, podemos destacar o legado literário de Petrarca (“De África” e “Odes a Laura”) e Dante Alighieri (“Divina Comédia”), bem como as pinturas de Giotto di Bondoni (“O beijo de Judas”, “Juízo Final”, “A lamentação” e “Lamento ante Cristo Morto”). Já no Quatrocento, com representantes dentro e fora da Itália, o Renascimento contou com a obra artística do italiano Leonardo da Vinci (Mona Lisa) e as críticas ácidas do escritor holandês Erasmo de Roterdã (Elogio à Loucura).
Na fase final do Renascimento, o Cinquecento, movimento ganhou grandes proporções dominando várias regiões do continente europeu. Em Portugal podemos destacar a literatura de Gil Vicente (Auto da Barca do Inferno) e Luís de Camões (Os Lusíadas). Na Alemanha, os quadros de Albercht Dürer (“Adão e Eva” e “Melancolia”) e Hans Holbein (“Cristo morto” e “A virgem do burgomestre Meyer”). A literatura francesa teve como seu grande representante François Rabelais (“Gargântua e Pantagruel”). No campo científico devemos destacar o rebuliço da teoria heliocêntrica defendida pelos estudiosos Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Giordano Bruno. Tal concepção abalou o monopólio dos saberes desde então controlados pela Igreja.
Ao abrir o mundo à intervenção do homem, o Renascimento sugeriu uma mudança da posição a ser ocupada pelo homem no mundo. Ao longo dos séculos posteriores ao Renascimento, os valores por ele empreendidos vigoraram ainda por diversos campos da arte, da cultura e da ciência. Graças a essa preocupação em revelar o mundo, o Renascimento suscitou valores e questões que ainda se fizeram presentes em outros movimentos concebidos ao logo da história ocidental.